Livro de VisitasMapaContactoLigações
 
 
   Você está aqui: Livre > Didática  
 
 
 

Didáctica Didática

Estudo, investigação, reflexão, planeamento, prática

Como delinear, conduzir e avaliar atividades de aprendizagem da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação?

A resposta não cabe numa frase, claro. O que se pode e deve fazer é estudar o tema, segundo autores que se debruçaram sobre esta problemática e que, com fundamento teórico e metodologia adequada, produziram conhecimentos que documentaram e publicaram.
 
Ao fundo desta página, obtenha a apresentação Princípios da Acção Didática.

Infelizmente, nem sempre o que se estuda nos cursos universitários portugueses de formação de professores é, neste campo, satisfatório. Com efeito, sob a designação de Didática da Informática, ou afins, têm-se encontrado, por vezes, disciplinas de aplicação prática das TIC para a elaboração de recursos didáticos que, se bem que possam suscitar a discussão, não tratam de forma sistemática e abrangente os temas próprios desta área científica. Noutros casos, o estudo da Didática da Informática é aglutinado com o das didáticas específicas de outras áreas e não se chega a abordar a problemática própria deste campo. Assim, por vezes não resta ao professor interessado outra via que não seja a da autoformação com base em boa literatura, embora esta não seja fácil de encontrar.

Didática da Informática ou Didática das TIC? Por TIC entende-se uma área de aplicação da Informática pelo "grande público" e é esta área que se encontra representada em larga escala no ensino público com disciplinas de TIC. Por outro lado, existe o ensino de Informática, de âmbito mais técnico e aprofundado, em Portugal associado a cursos técnicos como os Cursos Secundários Profissionais ou os Cursos de Educação e Formação. Podemos referir que, considerando a literatura desta área, a Didática da Informática é um domínio mais abrangente que inclui a Didática das TIC. Para professores do grupo de docência de Informática, é, sem dúvida, mais proveitoso estudar obras dedicadas à Didática da Informática. Estas poderão conter capítulos pouco acessíveis aos docentes que leccionam exclusivamente TIC mas não possuem formação de base em Informática. Por outro lado, pode ser difícil ou até impossível encontrar boas obras exclusivamente dedicadas a uma Didática das TIC.

Como expressámos acima, não é fácil encontrar em língua portuguesa boas obras que ajudem a obter uma formação de bom nível nesta área. E mesmo em inglês, existem muitos livros sobre o uso de computadores no ensino, mas é difícil encontrar livros que, tal como os referidos abaixo, apresentem uma abordagem sistemática e razoavelmente abrangente da Didática da Informática, dos fundamentos às recomendações para a prática.

Dois bons livros sobre este assunto encontram-se em língua alemã:

Didaktik der Informatik - Hubwieser
Hubwieser, P. (2001) - Didaktik der Informatik - Grundlagen, Konzepte, Beispiele. Springer Verlag, Munique.














Eberle, F. (1996) - Didaktik der Informatik bzw. einer informations- und kommunikationstechnologischen Bildung auf der Sekundarstufe II. Sauerländer, Aarau.

 

 

 

 

 Princípios da Acção Didáticadescargas: 3842 | tipo: pdf | tamanho: 564 KB

Que princípios são fundamentais, tendo em conta a natureza humana e as condições dos alunos, para a conceção e dinamização do nosso ensino como professores? Veja as orientações emanadas pela Investigação, em especial do campo da Psicologia da Aprendizagem.

 
 
 
 
 
 
     Livre - Licença Creative Commons - 2007-2017 - Sérgio Ramos ↑ Topo ↑